Rota da Citânia - PR2

Citania_briteiros_1_510_300_1_510_300
Inserir fotoS
18942 visualizações
A “Rota da Citânia” estende-se ao longo das freguesia de Donim e S. Salvador de Briteiros, na orla setentrional do concelho, delimitado a norte pelas montanhas de altitude média acima dos quatrocentos metros da Falperra e a zona de vale do rio Ave, a sul.Trata-se de um território que, para além de dispor de boas condições naturais para as actividades agro-pastoris, disponibiliza excelentes condições de defesa natural, condições privilegiadas para os desenvolvimentos das primeiras formas civilizacionais.

Os trabalhos arqueológicos de Martins Sarmento em Sabroso e em Briteiros, a partir de 1875, permitiram conhecer uma das mais importantes civilizações castrejas do noroeste peninsular.
 
Os achados arqueológicos que então foram disponibilizados, e que podem ser observados na Citânia de Briteiros e no Museu da Cultura Castreja (dois espaços integrados neste trilho pedestre), PR2 Rota da citânia representam importantes testemunhos da complexidade civilizacional destes povos.

Dos artefactos em ouro, com decorações muito elaboradas até ao trabalho da pedra, de que são exemplos emblemáticos as Pedras Formosas,os objectos de uso pessoal, os instrumentos e alfaias usados nas actividades quotidianas,permite-nos imaginar que a civilização castreja,“matriz da identidade cultural” dos povos do noroeste possuía formas culturais e artísticas bastante evoluídas. Ao longo do rio Ave e dos afluentes Febras eTorto podemos, ainda hoje, observar alguns dos artefactos de maior utilidade na economia agro pastoril desta região – os moinhos. É, pois, na procura dos moinhos e da paisagem envolvente que o convidamos a fazer o percurso que a seguir lhe propomos.
 
Ficha Técnica
Partida e Chegada
Briteiros(Salvador)
 
Âmbito
Histórico-cultural, ambiental e paisagístico.
 
Tipo de Percurso
de Pequena Rota, por caminhos rurais.
 
Distância a Percorrer
9,5 Km - circular.
 
Duração do Percurso
Cerca de 4 horas.
 
Nível de Dificuldade
Fácil.
 
Desníveis
Pouco acentuados.
 
Época Aconselhada
Todo o ano
 

Itens da Experiência

Outras Sugestões

Acesso a ProfissionaisRegistar-se
 
Câmara Municipal de Guimarães - Turismo spacer.pngTripadvisor
Largo Cónego José Maria Gomes, 4800 - 419 Guimarães | tel. 351 253 421 221 / 233 | fax. 351 253 515 134 | e-mail. info@guimaraesturismo.com spacer.pngOpiniões sobre Guimarães
spacer.png